Integração Sensorial

Terapia Ocupacional

Intervenção orientada para a autonomia e funcionalidade da criança.

Terapia Ocupacional

A terapia ocupacional pediátrica destina-se a crianças com dificuldades na participação ocupacional, no que diz respeito às principais áreas de ocupação da infância: brincar, atividades de vida diária, atividades sociais e de lazer, bem como atividades educativas da criança.

O terapeuta ocupacional realiza uma avaliação da participação e desempenho da criança nas atividades do dia-a-dia e nos diferentes contextos que frequenta, bem como das competências que dão suporte ao seu desempenho: sensoriais, motoras, perceptivas, de comunicação/interação funcional. 

Após a avaliação, elabora um plano de intervenção que considera as características únicas da criança, as prioridades/necessidades da família e as oportunidades ou barreiras dos contextos que frequenta.  

Podem ser realizadas sessões diretas de intervenção com a criança, numa sala terapêutica, onde o terapeuta ocupacional utiliza o Brincar como técnica e atividade principal da criança para promover o desenvolvimento das competências estabelecidas no plano de intervenção elaborado com a família. 

A intervenção é complementada com a implementação de estratégias que facilitem a participação da criança nos contextos significativos (p.ex. casa e escola) e a habilitação dos cuidadores da criança, no sentido de serem capazes de utilizar as atividades do dia-a-dia para promover o desenvolvimento da criança em contexto natural.

Áreas de Intervenção

  • Intervenção Precoce;
  • Perturbação do Processamento Sensorial;
  • Perturbação da Coordenação motora global e fina;
  • Perturbação do Espetro do Autismo;
  • Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção;
  • Perturbações da alimentação

Marque a sua consulta

Aguardamos o seu contato! Faça-o através de email, telefone ou usando o formulário abaixo.

Email: [email protected]

Telefone: 932 171 892

Morada: Rua Aval de Cima 155, Porto